29 agosto, 2011

A vez de Senna






Neste fim de semana, Bruno Senna substitui o alemão Nick Heidfeld na Renault Lotus. O Brasil vai ver novamente um Senna pilotando um carro preto e dourado.
Heidfeld vinha sofrendo duras críticas a respeito de seu desempenho nas últimas semanas. O piloto havia sido contratado para o lugar de Robert Kubica que sofreu um grave acidente de Rali em fevereiro deste ano. Nick era a aposta da equipe para desenvolver o equipamento que conta com um inédito sistema de escapamento frontal. O alemão conquistou um pódio no GP da Malásia deste ano, mas depois disso a equipe passou a perder rendimento e hoje ele encontra-se apenas 2 pontos na frente de seu companheiro, Vitaly Petrov, o que para a equipe não é um bom desempenho durante o ano.
Ainda não está confirmado se Bruno irá fazer apenas esta corrida ou se ficará no restante da temporada. O que é certo é a grande quantia de dinheiro que o brasileiro está levando para a equipe, o que não desmerece em nada sua escolha como piloto do carro nº 9. Até porque Romain Grosjean, virtual campeão da GP2, está de olho na vaga.
Devemos esperar que ele acompanhe o ritmo do russo Vitaly Petrov, que já está mais adaptado ao carro, à equipe de corridas, estratégias, etc. Se der continuidade na temporada, podemos vê-lo andando na frente de seu companheiro uma vez ou outra até o final do ano.
A F1 dificilmente dá uma segunda chance. Que agarre esta com unhas e dentes, pois é um privilegiado.

De volta!



Após as 3 semanas de férias de verão europeu, a Fórmula 1 retoma suas atividades em um dos mais tradicionais circuitos do calendário atual da categoria.
Spa Francochamps é uma das 5 pistas clássicas que restaram no roteiro da F1, junto com Mônaco, Silverstone, Monza e Interlagos. Com o crescimento dos países asiáticos e do oriente médio, muitas pistas históricas como Estoril, Paul Ricard e Hockenheim foram devidamente afastadas do calendário da categoria. Hockenheim ainda reveza com Nurburgring a sede do GP da Alemanha, porém o traçado clássico com retas gigantescas com chicanes no meio para reduzir a velocidade, foi totalmente mutilado em virtude de acordos comerciais do chefão da categoria.
Voltando a Spa, é um circuito onde todo piloto sonha em correr. Com curvas de todos os tipos, de alta velocidade, de baixa, de média, com subidas e descidas muito rápidas e, claro, a famosa Eau Rouge. Curva que um dia mostrou a diferença entre “os homens e os meninos”. Hoje em dia, com os motores V8 e a grande carga aerodinâmica dos carros, ficou fácil fazer a curva de pé embaixo, como se fosse uma reta, porém até alguns anos atrás, muitos acidentes aconteceram por excesso de otimismo de alguns pilotos em tentar fazê-la sem desacelerar. Em 1999, Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, quando companheiros na BAR, apostaram quem conseguiria passar com 100% de aceleração durante a classificação. O resultado foi um prejuízo enorme para a equipe que teve que reconstruir os dois carros, pois os dois se arrebentaram nas barreiras de pneus da curva.
Nos anos 80, os carros com pouquissíma pressão aerodinâmica e motores turbo V12, eram verdadeiras cadeiras elétricas e quem fazia a Eau Rouge de pé embaixo era considerado meio louco. Ayrton Senna era um que desacelerava na entrada da curva, mas achou uma forma de fazê-la que era ainda mais rápido que os pilotos que a faziam com total aceleração.
Spa Francochamps é uma pista de 7km de extensão, sendo assim a mais longa da temporada, a corrida conta com 44 voltas e a previsão é sempre de chuva. Às vezes o piloto começa a volta com a pista seca, mas do outro lado do circuito tem chuva torrencial. É sempre um privilégio assistir uma corrida de F1 na pista belga.

Quem vem por aí

Conforme prometido na última coluna, apresento os nomes brasileiros que estão despontando no automobilismo internacional.



O principal piloto brasileiro atualmente no cenário europeu é Felipe Nasr. Atual líder do campeonato inglês de F3, o brasiliense, que corre com o carro nas cores da bandeira brasileira, é tratado como uma joia sendo lapidada.
Nasr tem Steve Robertson como empresário, simplesmente o mesmo de Kimi Raikkonen, que atualmente disputa o mundial de Rali (WRC) e tem suporte da Red Bull por trás, que vê nele um grande talento em potencial para ser uma força da F1 no futuro.
Se tudo correr conforme programado, em pouco tempo teremos um piloto de ponta na F1.



Lucas Foresti é outro brasiliense que vem se destacando também na F3 inglesa, atualmente em 5º lugar no campeonato, Lucas já venceu corridas e fez dobradinha com Nasr no topo do pódio da categoria que já teve Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Rubens Barrichello como vencedores.



Cesar Ramos disputa a World Series by Renault. Campeonato fortíssimo, que tem como líder Daniel Ricciardo, piloto da F1 que tomou o lugar de Narain Karthikeyan na Hispania. Cesar foi campeão da F3 italiana em 2010 e com isso ganhou um teste de F1 pela Ferrari. Atualmente o piloto está com dificuldades financeiras e por isso não consegue ter um desempenho consistente na categoria. Cesar é gaúcho e tem um enorme talento. Pode ser uma grande surpresa do automobilismo brasileiro nos próximos anos.



Quem está despontando dentro do Brasil é o paraense Felipe Fraga. Nascido em Jacundá, o piloto corre pelo estado do Tocantins, pois tem o apoio do governo local que paga todas as suas despesas com viagens e hospedagem. É um grande incentivo, já que ele viaja bastante tanto dentro do país quanto para fora. Final deste ano Fraga irá disputar o WSK, World Series of Kart, um tipo de campeonato mundial disputado em Las Vegas e tem grandes chances de se tornar campeão.
Felipe tem contato direto com pilotos como Rubens Barrichello e Tony Kanaan e está para anunciar um grande contrato para o ano que vem e que certamente lhe abrirá muitas portas no cenário do automobilismo internacional.
Se for para cravar, eu aposto que em alguns anos teremos o primeiro paraense a pilotar um carro de F1. Pena que ele vai se dizer tocantinense.

Kart



Domingo passado foi realizada a primeira etapa do Campeonato Kart Club do Pará, com apoio da Fepauto, Prefeitura de Castanhal, Dele & Dela, Mobilli e ESC Construções,
A vitória ficou com o piloto Mauro Folha, treinado pela Veloz Management, que largou de 4º lugar e foi ganhando posições no decorrer da prova. Na sequência vieram Raul Melido em 2º, Maurício Vulcão, Pablo Coimbra e Augusto Santin.



O kart no Pará está voltando. Um grupo de amigos assumiu essa responsabilidade e com a ajuda de pessoas das antigas como Roberto e Robertinho Saraiva, que estão dando uma força enorme para que o kartódromo volte suas atividades a pleno vapor.



Foi muito bom rever pessoas que não via há muitos anos, todas elas empolgadas em poder ver novamente uma prova de kart oficial no nosso estado.
Que a partir de agora, seja só crescimento.
Parabéns aos herois do novo kart paraense.

Um grande abraço
Até a próxima.

Coluna publicada no jornal O Liberal do dia 28/08/2011

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