15 agosto, 2011

De férias mas com muito a fazer.



A F1 chega em seu período de férias coletivas. Todo agosto, mês das férias europeias o circo da categoria para completamente por 3 semanas. Normalmente após o GP da Hungria, como aconteceu este ano.
É um período sem movimentação nas pistas, porém com muito falatório nos bastidores. Principalmente depois do movimentado GP húngaro que terminou com uma vitória cerebral de Jenson Button, após lutar com seu companheiro Lewis Hamilton e contra o líder do mundial, Sebastian Vettel.



É impressionante como Button consegue se adaptar à condições climáticas adversas. Sempre que o clima ficar instável com o chove e para, podemos colocar o campeao mundial de 2009 como um dos favoritos, ainda mais por ter uma McLaren nas mãos. Nas suas 4 vitórias pela equipe de Woking, Jenson enfrentou instabilidade no clima. Australia e China de 2010 e Canadá e Hungria de 2011, foram corridas semelhantes, que tiveram chuva e muitas paradas para troca de pneus. Coincidentemente, ou não, Button sempre esteve muito forte e foi o vencedor com a mesma estratégia de cuidar bem dos pneus e ser agressivo na hora certa. O inglês enxerga a corrida como um todo, não apenas o momento dela.
Button é uma excessão. Há um ditado no automobilismo que diz: “quando abaixa a viseira, todo piloto fica burro” – justificado pela enorme ganância que todo piloto tem de vencer a qualquer custo. Jenson contradiz essa regra, provando que não é só de velocidade que se faz um excelente piloto. Usar o cérebro muitas vezes leva vantagem sobre a agressividade.
O piloto da McLaren vai para as férias com a moral elevada e como um fortíssimo candidato ao vicecampeonato. Pois o campeão será o Alemão da Red Bull.

Schumacher

Esta semana surgiu uma informação que o heptacampeão mundial não estaria com a cabeça voltada 100% para a F1 e que estaria considerando a possibilidade de se aposentar novamente ao final desta temporada.
Schumacher definitivamente não é o mesmo piloto que fez história na categoria principal no início da década passada, mas isso não significa que ele não é importante para a equipe Mercedes. Ross Brawn, diretor técnico da equipe, declarou recentemente que apesar de Michael estar sendo constantemente batido por seu companheiro Nico Rosberg, é extremamente importante para ajudar a desenvolver o carro da “forma antiga”, transmitindo conhecimento e experiência aos engenheiros e mecânicos da equipe.



O alemão teria declarado a um jornal italiano que está cansado mentalmente da rotina da categoria e que ele é o principal problema por seu fraco desempenho. Admitiu estar um pouco relaxado por a equipe não estar andando na frente, portanto a mentalidade não está de acordo com a equipe, que precisa se desenvolver rapidamente para enfim vencer.
Brawn afirmou que se Schumacher não está mais se sentindo à vontade, eles devem conversar, pois não há sentindo em forçar uma pessoa a fazer o que não tem vontade.
Após esta declaração, o piloto da Force India, Paul di Resta, que faz sua estreia na categoria, já foi cotado para assumir o cockpit do heptacampeão. O escocês tem feito um ótimo trabalho na equipe indiana e tem como empresário Anthony Hamilton, pai de Lewis.
Sabrine Kehm, agente de Schumacher, afirmou que o piloto não deu essas declarações, afirmando que o ex-ferrarista tem enorme paixão pelo projeto e que tem cada vez mais vontade de permanecer na categoria, ainda mais agora que está próximo de completar 20 anos de sua estreia na F1.
Vamos esperar para ver se Michael se aposenta mesmo ao final desta temporada ou se cumpre seu contrato até o final de 2012.

Brasileiros

Rubens Barrichello e Felipe Massa não estão em situações muito confortáveis.
O primeiro ainda não renovou seu contrato com a Williams e há quem diga que isso não vai acontecer. Rubens é um piloto caro e tudo que a equipe Williams não quer hoje são despesas que não caibam no orçamento. Depois de algumas corridas com pouca evolução do time, ficando a frente apenas das 3 nanicas, a conversa do brasileiro com o time sobre a renovação de contrato ficaram estagnadas. Inclusive um diretor da equipe declarou que “Não necessariamente os pilotos de 2012 serão os mesmos”. É bom lembrar que Maldonado não perde o cockpit pois leva um caminhão cheio de dólares para a equipe.



Massa, como em todos os anos que correu pela Ferrari, tem seu lugar ameaçado. Desde 2006, quando foi companheiro de Schumacher no time italiano, tem seu lugar colocado em cheque. O problema é que desta vez os rumores são fortes mesmo. O desafio que Jules Bianchi e Sergio Pérez farão pela equipe e a prorrogação do contrato de Alonso até 2015, dão indícios que Felipe sairá da Ferrari ao final de seu contrato, em 2012.
Na próxima coluna vou falar um pouco das promessas brasileiras. Quem está acelerando forte nas categorias de base do automobilismo. Nomes como Felipe Nasr, Lucas Foresti, Pietro Fantin e Felipe Fraga.

Kart

Domingo que vem, dia 21, será realizada a 2ª etapa do Kart Club do Pará. A prova terá apoio da Prefeitura Municipal de Castanhal, FEPAUTO , ESC Construções e Vieira e Leão Construtora.
O grande atrativo desta etapa será a “Prova do Milzão”, onde o vencedor levará para casa um cheque de mil reais, oferecido pela organização da prova que terá a cobertura da TV Liberal.



O kartódromo está voltando aos bons tempos, a Prefeitura Municipal de Castanhal está dando um grande apoio ao esporte, que aos poucos está crescendo novamente devido ao trabalho dos apaixonados pelo kart.
Muita gente das antigas está interessada em voltar a competir. Essa é a hora de trazer o kart de volta.

Um grande abraço
Até a próxima.

Coluna publicada no Jornal O Liberal no dia 14 de agosto de 2011

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