26 setembro, 2011

O vicecampeonato é título, esse ano.



O domínio de Sebastian Vettel este ano é tão impressionante quanto o de Michael Schumacher nos anos de 2002 e 2004, quando conquistou os títulos com várias corridas de antecedência. A grande diferença é que agora em 2011 não existe uma superioridade tão grande da equipe e sim do piloto.
Nos anos que Schumacher foi campeão pela Ferrari, entre 2000 e 2004, por duas vezes o carro da equipe italiana era tão superior que Rubens Barrichello, seu então companheiro conquistou o vicecampeonato com antecipação. Uma marca impressionante, se formos comparar aos dias atuais, ainda mais se lembrarmos do final do ano passado, quando na última etapa 5 pilotos tinham condições matemáticas de chegar ao título.
Agora em 2011 a grande diferença é o fato de não ver o segundo carro da equipe, no caso, Mark Webber, sequer acompanhar o ritmo do alemão. A única coisa que Webber conseguiu foram 3 pole positions, justamente as 3 que Vettel não fez este ano, porém não transfomou em vitórias. Pelo contrário, não consegue sequer manter o segundo lugar no campeonato.
Digamos que o conjunto RBR-Vettel, está hoje em um degrau superior a todos os outros pilotos com seus respectivos carros. É provável que a Red Bull tenha construído o carro da atual temporada em volta das características de pilotagem do alemão, diferentemente do ano passado, que Webber conseguiu acompanhar e até bater seu companheiro por diversas vezes. Mas mesmo assim, Vettel ficou com o título da temporada na última etapa do campeonato.

O melhor da temporada

Mesmo com todo domínio do piloto da RBR, muitas pessoas acreditam que o melhor piloto da temporada 2011 tem sido Jenson Button. Com sua pilotagem clássica, sem agredir muito os pneus e altamente cerebral, o inglês campeão do mundo em 2009 vem fazendo um campeonato impecável, sendo agressivo nas horas certas e preciso sempre. Suas duas vitórias na temporada vieram em corridas com altas doses de estratégia e equilíbrio entre velocidade, consistência e economia dos pneus.
No Canadá sua vitória veio na última volta após 6 pit stops, 2 batidas, mais de 2 horas de interrupção por causa da chuva e muitas ultrapassagens. Teve competência de pressionar Vettel e fazê-lo errar nas últimas curvas do GP. Mesmo sem o erro do líder do campeonato, provavelmente Button venceria pois tinha muito mais ação e velocidade para ultrapassar nos metros finais.
Com tudo isso, acredito que Button, atualmente em terceiro no campeonato, será o vicecampeão. O que será uma verdadeira vitória, visto que o título já tem dono.

Fernando Alonso

O espanhol da Ferrari vem mostrando porque é considerado o melhor piloto do grid atual da F1. É impressionante o que Alonso vem fazendo mesmo com um carro nitidamente inferior à Red Bull e McLaren. Em uma situação normal, o máximo que poderia fazer é estar na 5ª posição do campeonato, mas atualmente é o vice líder. A vitória na Inglaterra mostrou que ele está na F1 para vencer e que vai aproveitar todas as oportunidades que seus adversários derem. Não a toa é bicampeão do mundo.

Michael Schumacher

No GP da Itália, vimos de volta a combatividade de Schumacher. Não sei se será assim daqui para a frente, mas parece que ele voltou a se divertir na F1. Andar na frente motivou o alemão a se defender dos ataques de Lewis Hamilton como há muito tempo não se via. Mesmo com um carro muito mais rápido, o inglês da McLaren não conseguia a ultrapassagem sobre Michael.
Isso se deve também ao motor Mercedes que equipa ambos os carros e à pouca carga aerodinâmica que a equipe Mercedes optou por usar no seu acerto para a corrida. Mesmo com KERS e Asa aberta, Lewis não conseguia ser veloz o suficiente para emparelhar e conseguir a ultrapassagem. Apenas depois de ser chamado atenção, Michael teve que facilitar a vida do piloto da McLaren. Situação que não foi necessária na ultrapassagem de Jenson Button.
Após a corrida, os comissários informaram que Schumacher deveria ser punido por sua defesa de posição de maneira agressiva e que não o puniram pois estavam ocupados vendo vídeos de outras situações da corrida.
Uma grande besteira.

Kart


Neste domingo será realizada a segunda etapa do Kart Club do Pará. O número de pilotos só faz crescer e hoje teremos 9 kartistas disputando a vitória no kartódromo Bené Maranhense, em Castanhal.
O líder do campeonato, Mauro Folha, tenta repetir a conquista da primeira etapa, mas Raul Melido e Pablo Coimbra estão mais motivados do que nunca para conseguirem suas primeiras vitórias no certame. Isso sem falar de Leonardo Kerber, que fará sua estreia em pistas paraenses, já que disputa o campeonato maranhense de kart em São Luis, Mauricio Vulcão, que tem treinado muito bem e está surpreendendo a todos nos treinamentos, Augusto Santin que é piloto das antigas e está investindo para voltar a vencer no esporte.
Teremos também a participação de Wilber Valente, que finalmente fará sua estreia na competição, após não participar da primeira etapa por problemas técnicos no seu equipamento, Wilber vai alinhar no grid com grandes chances de um bom resultado.
Outra presença confirmada é de Cristian Bomm, que adquiriu seu kart e irá fazer sua estreia no esporte.
A prova terá mais uma vez apoio da Prefeitura de Castanhal e da FEPAUTO, que irá dirigir e homologar a disputa.
Esperamos ver um bom público para prestigiar o evento que só tem a crescer com a chegada de cada vez mais pilotos.

Um Grande abraço
Até a próxima.

Um comentário:

  1. Boa matéria. Na F1 é isso mesmo. Pra mim Button tá mandando melhor do que com a Brawn GP. Vamos esperar uma festa bonita em Interlagos mesmo com o campeonato ganho.

    Sobre o kart no Pará, fico mt feliz em ver crescer novamente!!!

    Fábio Costa (@caseipontofinal)

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