18 abril, 2011

Porque o pneu de Sondermann estava montado ao contrário.

Muita gente quando viu as primeiras fotos do carro acidentado de Gustavo Sondermann logo identificou o aparente "erro" na montagem do seu pneu traseiro direito e especulou que isto poderia estar diretamente ligado ao acidente que vitimou o piloto paulista.



O que nem todos hoje devem estar sabendo é que isto faz parte do setup do carro para pista molhada no traçado de Interlagos. Muitas equipes, não só da Stock Car, mas de muitas outras categorias fazem isso há bastante tempo.

Lembrei de uma discussão que tive em um fórum sobre automobilismo há alguns anos, onde vi uma foto da Renault de Fernando Alonso com o pneu montado da mesma forma que no carro de Sondermann. Por coincidência, era uma foto após um forte acidente também na curva do Café. No caso do piloto de F1, no ano de 2003.

Na foto abaixo, pode-se ver o que estou dizendo (clique para ampliar):



Sim, eu sei que a imagem não tem o melhor ângulo, por isso tratei de procurar outra foto e fazer uma pequena montagem para ajudar a identificar o sentido de rotação dos pneus.
Abaixo, além da foto do carro de Fernando Alonso, posto também uma foto do carro de Mark Webber, causador do acidente, que tem o pneu montado no sentido correto, com as ranhuras apontadas para a frente (clique para ampliar).







O que acontece:
Na chuva os carros de corrida tem uma grande tendência a sair de frente, o conhecido understeer, que significa ter que virar muito a direção para o carro ter aderência suficiente e entrar na curva com a velocidade ideal.
A busca do setup correto para pista molhada é justamente neutralizar esta derrapagem dos pneus dianteiros para contornar as curvas e acelerar o quanto antes. Isso acontece tanto com carros de tração traseira quanto com carros de tração dianteira.

A pista:
Interlagos é uma pista com um traçado muito peculiar, no sentido anti-horário, tendo 9 curvas para a esquerda e apenas 6 para a direita.
Quase todas as curvas para a esquerda são curvas onde é necessária uma grande mudança de direção de forma rápida.



A explicação:
Por ter tantas curvas para a esquerda, o traçado de Interlagos permite que seja feita uma adaptação para melhorar o rendimento sob chuva e esta adaptação é justamente a de montar o pneu traseiro direito ao contrário.
Mas qual realmente é a relação entre montar o pneu invertido e melhorar o rendimento?

É basicamente uma equação. Balancear as saídas de frente em uma pista como Interlagos pode levar os engenheiros a fazer um setup assimétrico para os carros. Ou seja, deixar o acerto de um lado do carro diferente do outro.
Em uma pista com muitas curvas para a esquerda, o pneu traseiro direito é o que tem o apoio na grande maioria das vezes.

Montar o pneu ao contrário significa provocar um menor escoamento de água. Quando o piloto freia e começa a esterçar a direção para entrar na curva, o pneu de apoio, no caso de Interlagos, o traseiro direito, por escoar menos água que os demais, provoca um desequilíbrio, derrapando mais que os outros e isso faz com que o carro "aponte" mais rapidamente para o centro da curva, dando ao piloto uma condição de poder acelerar mais cedo e sair com mais velocidade.

Isto só pode ser feito em pistas em que possuem um número de curvas bem maior para um lado do que para o outro e com características bem peculiares.
Interlagos possibilita este maior desafio para pilotos e engenheiros, pois é uma pista fascinante.

Portanto, posso dizer com segurança que o pneu nada teve a ver com o acidente que vitimou Gustavo. Montar invertido foi uma solução encontrada pela equipe para melhorar o rendimento do carro do piloto. Solução esta, utilizada até na F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário